Lendas

Lenda do Milagre das Rosas

22-07-2013 18:48
Chegara o mês de Janeiro. Em Coimbra, as casas das monjas de Santa Clara, quase destruídas pelas cheias do Mondego, reconstruíram-se rapidamente. Isso fora possível porque a rainha Dona Isabel velava por elas.  Quando algum desgraçado se via sem pão dentro dum lar minado pela...

Lenda do Milagre de Ourique

22-07-2013 18:48
Muito se tem falado, discutido e escrito sobre o já famoso milagre deOurique. Porém, a nós, interessa-nos apenas o verdadeiro aspecto lendário de cada história — aquele meio-termo que se situa sempre entre a realidade e o sonho, entre o natural e o sobrenatural, entre a banalidade das coisas...

Lenda das Amendoeiras em Flor

22-07-2013 18:47
E tal como ontem… como hoje... como amanhã… a brisa da vida que passa levará o eco da mesma voz, a repetir sempre e sempre o amoroso começo das histórias que o povo guarda no seu coração: Era uma vez...    Pois era uma vez, há muitos e muitos séculos, antes de Portugal ter nascido para a...

Lenda do Milagre da Nazaré

22-07-2013 18:47
O velho rei ergue a cabeça e olha. Olha e pensa. Pensa e revolta-se. Não se conforma com estar ali, quedo e aborrecido, enquanto seu filho Sancho anda correndo aventuras e perigos no Alentejo e no Algarve. E também enquanto o seu fiel D. Fuas Roupinho se bate, decerto como o valente que...

 

 

 

Como sabes, as lendas fazem parte da chamada Literatura Oral e tradicional. O seu autor é o povo, que as transmitiu oralmente de geração em  geração, e só mais tarde é que alguns autores as passaram para a forma escrita.
 
CARACTERÍSTICAS DAS LENDAS:
* Ao contrário do conto tradicional, a lenda baseia-se em factos reais que são depois transformados pela imaginação. Há, pois, uma mistura de realidade e fantasia.
* A maior parte das lendas enquadra-se num espaço e num tempo determinado.
* As personagens também são reduzidas, mas, na maior parte das vezes, estão identificadas pelo nome.


CLASSIFICAÇÃO DAS LENDAS:
Podemos identificar alguns tipos de lendas:
a) Lendas religiosas – são narrativas cristãs onde Jesus Cristo e Maria intervêm na vida dos humanos.
 
b) Lendas mitológicas – são contadas em certas localidades e abordam factos que, segundo o povo, tiveram intervenções do diabo, de fantasmas, de gigantes, de bruxas, de sereias, de feiticeiras ou de monstros.
 
c) Lendas históricas – referem-se a personagens da História de um país, locais ou monumentos históricos. Por vezes,  são contadas de uma forma exagerada, extraordinária e simbólica (como por exemplo, a lenda da Padeira de Aljubarrota).
 
d) Lendas etimológicas – são aquelas que estão na origem de nomes de povoações ou lugares (como por exemplo a lenda da Ilha da Madeira).
 
e) Lendas de mouros e mouras – estão associadas ou à morte ou à prosperidade. Na acção quase sempre  as mouras aparecem a pentear-se ao luar com um pente de ouro. Estas lendas retratam a época da ocupação árabe da Península Ibérica.